domingo, agosto 28, 2005

 

Lago Atitlan - Guatemala


Estou em San Pedro La Laguna! Fica no belíssimo Lago de Atitlan no interior da Guatemala!

Sai de Quetzaltenango na sexta-feira as 14 horas e cheguei em Panajachel as 16:30, quando peguei a lancha para chegar em San Pedro. Meia hora depois já estava aqui... A cidade é bem turística e legal para descansar e curtir uma festa a noite! É bem turística! Aqui estou pagando de 16 reais por duas diárias, já que vou ficar aqui até amanha, quando vou para Coban!

A viagem até Panajachel foi no que eles chamam aqui de "chicken buses". É incrível, pois é um onibus regular, mas que vc pode viajar por todo o país com ele. Eles vao colocando gente pra dentro e nao tem limite para encher. No que eu vim ontem, devia ter umas 80 pessoas, sem exagero! Chega a ser incrível... e nisso, música tocando alto dentro do onibus, e o motorista correndo bastante!! É uma aventura e tanto viajar nesses onibus aqui na Guatemala... vejam a foto do onibus e da estacao onde se pegam esse onibus!! O baixo centro de Belo Horizonte é 5 estrelas perto disso aqui... É de arrebentar a coluna de qualquer um!!

Hoje aqui, fiz um passeio bem legal! Aluguei um cavalo e contratei um guia (Juan) para me levar no alto de uma montanha aqui! Esse gui quase nao falava espanhol, sendo que ele falava o dialeto da regiao! Na Guatemala existem 22 dialetos indígenas. O bom dele é que ele tinha a manha em saber os corta-caminhos e subimos da melhor forma possível. Quase que me arrependo, pois 5 horas cavalgando nao foi nada fácil! Ainda mais para quem nao tem nenhuma prática, como eu... Mas até que me sai muito bem. No comeco estava tendo problemas de comunicacao com El Negro, mas depois que comecei a conversar com ele em Espanhol, melhorou bastante!! Vejam algumas fotos abaixo... As vezes ele cortava caminho por uns lugares que eram muito fechados e passavamos no meio do mato mesmo!! Essas horas eram complicadas!!

As vezes só era possível ver eu o El Negro na sombra...

E o legal desse passeio também é que além de termos subido até o topo da montanha muito imponente que há por aqui, a gente passava também por dentro de pequenos vilazinhas, que ainda nao tem nenhuma interferencia do Turismo. Eram as vezes aldeias que as pessoas, só falavam o dialeto deles... Eu vi as pessoas catando lenha para cozinhar, costurando e fazendo as roupas a mao nas portas das casas... Tentei bater algumas fotos, mas nao ficaram legais, pois eu tinha que bater escondido e em cima do cavalo ficava mais difícil ainda...

Bom pessoal, basicamente é isso aí. Hoje caminhando aqui pela cidade tirei duas fotos que considero especiais. Tive que falar que estou fazendo um trabalho na América Central e que tenho uma página na internet... só assim elas deixaram eu tomar essas fotos... Vale lembrar que essas sao roupas que elas usam normalmente aqui na Guatemala! Nao se trata de nenhuma ocasiao especial... vejam...

Hoje meu abraco vai para toda a Galera da Amaco, e da pelada de domingo as 11h lá na quadra dos correios!! Pessoal, hoje voces jogaram a última pelada sem mim aí... A mordomia acabou! Domingo que vem estou de volta... uhauhahuaauh A campanha de internacionalizacao da Amaco continua firme! nao se preocupem!!

ps1: Flavin, prepara a balada de sábado a noite, que o parceiro está chegando!! Pingo, to gostando de ver os comentários... continue!! States, nao comenta mais nao? Pita, cade voce? Valeu Clayssin!! Rafael e Hea Gaúcho, tudo certo? Allanzin, sem comentários... Fábio ? Fala Spok!! Rafinha, fez um comentário na primeira semana!! Aposto que nem tá vendo mais né sua bicha!! auhauhahuauh to brincando.... fui

ps2: Até que enfim o Galo tá tomando vergonha na cara né? Tomei uma em homenagem a 3ª vitória seguida hoje! Vejam o nome da cerveja ao lado.... auhauhhauuha

Continuem comentando, pois adoro ler os comentários de todos!! Nem que seja para dizer oi, continuem o fazendo, pois isso é o que me motiva a fazer as atualizacoes do blog.


Comments:
Oi Bruno. A toalha da mesa do bar é exatamente igual as colchas lindas daí, cheia de cor e luz. Aliás, as roupas também são alegres, inclusive as sainhas das crianças. Que lindo!!! Apesar de tantas cores, o povo me pareceu um pouco triste. Ou são sérios em relação aos estrangeiros?? Achei mil vcê andar a cavalo, não tinha conhecimento que vcê sabia montar. Ficou lindo!! Filho, horrorizei com o ônibus super lotado e com o idiota do motorista correndo. É muita falta de segurança e desconforto, espero que pelo menos vcê tenha ido sempre assentado. è por isso que de vez enquando acontece alguns acidentes graves pela América Central a dentro. Eles são muito omissos em relação a segurança.A impressão que se dá é de uma "jardineira" (nome antigo dos pequenos ônibus ou lotações daqui) e que vai desabar a qualquer momento. Pu...Mer...!!! Impossível repetir os nomes dos locais daí, pois são enormes e difíceis. Quero ver vcê repetí-los quando chegar aqui. SEM COLAR!!! A foto da feira( é mesmo?) parece de especiarias e cheiros. Achei muito bonita e me lembrou um pouco aquela da Paraíba que eu adorei e a da Mércia no mercado em Israel. Adoro mercados, com barracas, bancadas e sacas abertas. Acho poético( me lembra a descrição de Cecília Meireles no livro " A arte de amar". É ver o belo nas coisas simples e rotineiras da vida, e aprender a amá-las. Não é maravilhoso? Bruno, a foto do lago é de encher os olhos e viajar fantasiando uma estadia aí. Meu Deus, deve ser superior! Um dia, tomarei coragem e viverei com o seu pai esses lugares maravilhosos e tranquilos que vcê está vivendo. Parece que a paz do mundo começou no local desse lago. Espero que vcê tenha se sentado um pouco para meditar, olhando esse lago, deixando o barulho da natureza falar com vcê ( lembre-se que meditar é não pensar em nada). Enfim, estou apaixonada pela sua experiência e agradecida por vcê deixar nós todos vivenciá-la. Até já. Estou muito saudosa. Que gracinha! Estava no computador e uma amiga sua de nome Natália ligou falando que vcê havia atualizado o bloger. Demais!!! Bjos. Mãe.
 
oi Bruno,
estou achando demais, super interessante e muito educativo !É uma experiencia de vida inesquecivel !... Adorei a lembrança aos Baêtas de outro dia . Felicidades , te aguardamos ansiosamente !!

Bjos ,
Adelaide .
 
Bruno,

Que coisa boa está sendo essa sua viagem. Eu vibro a cada descrição que acompanho. Poucos terão conhecido tanto de nosso continente como você o está fazendo. Parabéns pela coragem e espírito aberto ao desconhecido. Pode estar certo que essas lembranças serão daquelas que você mais valorizará no futuro, quando tiver tempo de olhar para trás. Sei que, em alguns momentos, pinta o cansaço, pelos constantes deslocamentos. Já senti isso, quando viajava.Não dê importância a eles, aproveite cada minuto até o final. Bom proveito nesta última semana e um abraço nosso ( incluo sua avó),
Tio Fábio
 
Ei Bruno!!!!
olha eu aqui de novo!!!
Adorei este comentario... mto legal esses passeios...Amei as fotinhas..ficaram lindas lindas!!!!
akela da sombra... me explica..teve a manha total! heheh
Aiii...a parte mais legal do passeio ta chegando neh, a das cavernas..sito arqueológico! naum vejo a hora d saber como q foi tb!!
A cada dia seu blog ta melhor..ta bacana mesmo..

Ta chegando o fim dessa viagem maravilhosa..então te desejo tudo de bom..e que vc aproveite estes ultimos momentos!!!!

Um grande beijo...
Nathália
 
Ei Bruno,

Realmente parece que sua decisão de dedicar mais dias à Guatemala foi acertada. Parece um lugar com mais coisas a aprender e conhecer do que os outros países da América Central.
Espero que você documente bem a parte em que você vai conhecer as ruínas dos Maias, pois é sem dúvida a que mais me interessa, já que li sobre eles "en passant" na sétima série e posso te dizer que o únicos Maias que eu já ouvi falar um pouco são o Tim Maia (esse de boa memória) e o César Maia (sem comentários), hahahah.
Essa sua experiência está sendo extraordinária, e com certeza vai encorajar muita gente a se mexer e fazer aquela viagem que tanto sonhava, mas as mil desculpas que a gente arranja para não realizar os sonhos vão impedindo a gente com o passar dos anos.
Sua frase sobre o orgulho de ser brasileiro durante as suas viagens suscitou um breve debate entre eu e o Tio Fábio, e certamente você será convocado para a nossa reunião mensal para discorrermos mais sobre essa declaração que tem múltiplas interpretações.
Nosso país tem realmente alguma coisa de especial, que nos faz admirados por todos no mundo. Pensando nisso, me lembrei de um livro, escrito por um grande brasileiro, Darcy Ribeiro, entitulado "A História do Povo Brasileiro", que eu tive o prazer de ler e tenho o prazer de ter em minha biblioteca. Disponha, é um grande livro, que explica porque somos únicos nesse planeta.
No mais, um grande abraço, curta bastante esse fim de viagem.

Flávio.

PS: Lá vem o Galo, subindo a ladeira..... Mas cautela, sem euforia, porque depois do Brasiliense e Botafogo, só teremos Santos, Inter e Corinthians em sequência.....
 
Ei Scarpelli!

Êta fôlego heim? Depois desta correria toda de uma cidade para outra, das aventuras no "busão" com um motorista "Joselito" ainda ter a disposição de percorrer um trajeto de 5 horas a cavalo! Cara, estou impressionada! Mas é isso mesmo! Você está curtindo esta viagem em toda sua plenitude e isso é muito bacana! A Guatemala é muito bonita e com uma cultura muito rica né? Apesar de ser sinistro aquele monte de caveiras e máscaras, confesso que teria medo! Já estou afim de ver as fotos do sítio arqueológico que você irá visitar... Eu amo história e com certeza se não fosse completamente apaixonada por Freud teria feito este curso, por isso me interesso muito pelo assunto e o que você tem feito neste blog é nos dar um banho de história e cultura!! Te agradeço por isso...

Bom, aproveite bastante estes últimos dias, tire muitas fotos e curta todos os momentos... e até a volta!!!

Abraço,

Alexsandra

P.S. Você até está se esforçando para fazer cara boa na foto da cerveja, mas aqui pra nós: esta cerveja, com este nome,não desceu redonda né?
 
Grande Bruno,

Eu tenho acompanhado seu blog porém não postei, por isso lá vai:

Bruno estou morrendo de saudades!!!
Volta logo meu bem!! auhauhauh

Ass: Dune Boogie
 
cara... parabéns! Entro aqui quase todo dia, desde sua saída de Manaus. Legal ver esse desfecho da viagem, e notar que "deu tudo certo"! Admiro muito tua garra, tua vontade de dividir ao menos parte da cultura que recebes e também a escolha pelo local da mochilada (um tanto quanto inédita).

Abração! Bom retorno!

Mike Weiss
 
E aí Bruno, beleza!
Cara, esse macarrão deu água na boca! Melhor do que este, só no bolão ou no Recanto Verde...ahahahahah
Essas roupas dessas mulheres são muito estranhas, os homens daí deve ficar loucos para verem o que tem por debaixo da rouparia toda. Achei du caralho, o quarto que vc está dormindo. Aquelas máscaras deve dar um medo danado....ahahahaah
Sobre a cerveja que vc tomou, deve estar geladinha né! Não é por acaso que o nome era gallo, gela mais rápido.....kakakkaka
Abração e obrigado pela citação do meu nome no blog. Com certeza iremos quebrar tudo em BH!
Flavinho
 
Bruno,

Como vai? E esse jeguerê? Que mula manca..Muito louco!
Quanto ao "coletivo", se podemos chamá-lo assim, que putaria em cara? Depois os usuários do nosso transporte coletivo reclama da BHTRANS, seria um ônibus com catraca eletrônica? Idosos e gestantes tem preferência nos assentos? kakakaka!!!
Pela primeira vez vi nossa camisa da AMACO, tava demorando a divulgação da nossa marca..
Cerveja do Gallo? Seria mais um empreendimento Ricardo Guimarães? kakaka! o que não gostei foi da toalha, tá meio "arco íris", um pouco homossexual para um macho convicto.
Quanto a essas "velhinhas", parecem bastante simpáticas...repare que até as meninas tiraram fotos na mesma posição..
Nosso galo, incaível! Vamos combinar de ir ao mineirão. Lembra-se daquele jogo que fomos com o Helinho? auhhhhhhhhhh! Atético x Portuguesa, 2 x 3 respectivamente, não foi nada bom.
Vamos comemorar na quadra o seu retorno, papo é que não vai faltar, quem sabe você leva o DVD para a quadra e passa todas fotos desta aventura? O taquinho ia gostar..mercenário fdp..
Valeu pelos abraços, em especial para AMACO. Tenho prazer em comentar seu blog,
Abraço,

PINGO
 
Bruno ... Bruno ... tomando cerveja Cintra??? Pô cara, tá regredindo, hein? Volta logo porque, pelo visto, essa viagem não está te fazendo bem ... hehe! Grande abraço meu cumpade.
 
Sou eu filho. Estou novamente namorando a Guatemala e relendo todos os comentários. Estão ótimos e tem alguns muitos engraçados.
Sobre o macarrão discordo de uma opinião dada: macarrão mesmo é na casa dos Scarpelli, incluindo a vovó Zenith. Uau!!! A foto da sombra está demais e vcê passa a ser o cavaleiro andante da família, que busca novas terras. Esse negócio de andar 5 hs a cavalo me lembrou as viagens antigas por trilhas. Muito mais sofreu Tiradentes, que na articulação da revolução pretendida ia de cavalo de Ouro Preto até ao Rio de Janeiro, e outras paragens. Haja b..... Só fiquei com medo dessa viagem devido a bandoleiros ( ou aí não tem? ) Se fosse por aqui, na Mata da Tijuca (etc), vcê não viajava nem 10 minutos sem ser atacado por traficantes e outros animais.Novamente os sentimentos contraditórios me atacam. Como viverei sem ler os blogs diários, mas, estou adorando o dia da sua volta. Falaremos horas a fio. Enfim, C'est la vie!!!!. Bjos. Mãe. Seu pai falará depois.
 
Sou eu filho. Estou novamente namorando a Guatemala e relendo todos os comentários. Estão ótimos e tem alguns muitos engraçados.
Sobre o macarrão discordo de uma opinião dada: macarrão mesmo é na casa dos Scarpelli, incluindo a vovó Zenith. Uau!!! A foto da sombra está demais e vcê passa a ser o cavaleiro andante da família, que busca novas terras. Esse negócio de andar 5 hs a cavalo me lembrou as viagens antigas por trilhas. Muito mais sofreu Tiradentes, que na articulação da revolução pretendida ia de cavalo de Ouro Preto até ao Rio de Janeiro, e outras paragens. Haja b..... Só fiquei com medo dessa viagem devido a bandoleiros ( ou aí não tem? ) Se fosse por aqui, na Mata da Tijuca (etc), vcê não viajava nem 10 minutos sem ser atacado por traficantes e outros animais.Novamente os sentimentos contraditórios me atacam. Como viverei sem ler os blogs diários, mas, estou adorando o dia da sua volta. Falaremos horas a fio. Enfim, C'est la vie!!!!. Bjos. Mãe. Seu pai falará depois.
 
Oi meu irmão,
5 horas, subindo montanha! Ri demais com o relato, deu até para imaginar vc tentando travar alguma conversa com o guia... demais!
Até gostei das roupas das mulheres, mas não é quente para esse tanto de pano? Vc não comentou o clima, está quente ai?
Estou ansiosa para receber as notícias das ruínas dos Maias... Será que se parecem com as ruínas de Machu Pichu?
Beijo grande.
Mércia Scarpelli
 
Oi, Bruninho!
Beleza pura café com gordura?
Brincadeira, mas vendo o seu blog mais uma vez achei fantástico sua proeza por entre a natureza. Me espanta como vc é corajoso e destemido. Claro que é... pois se não fosse assim não teria nem saído de casa como eu né?
Bruninho fiquei impressionada com as roupas das mulheres, elas devem morrer de calor com tanto pano, e as crianças? me deu dó de ver elas com roupas tão pesadas e quentes. Como elas brincam, rolam no chão e tudo mais que criança gosta de fazer, e para secar, haja varal para tanto roupa, e sol para tanto pano. Mas deixando as brincadeiras de lado, são lindas todas elas, e como usam roupas feitas como se fossem bordadas à mão. Muito bonito a tradição que eles fazem qestão de preservar.
Olha aquela parte de andar de cavalo por trilhas é sinistro, vc tem coragem de sobra. Como pode ser tão aventureiro assim, e não ter medo de nada? Primeiro de subir de cavalo, já que não tem o hábito de andar,e segundo de ir com um desconhecido sem saber nada, e na confiança por um lugar desconhecido, babei!
Estão lindas as fotos e a sua viagem está demais, não sei se é porque estamos participando mais, mais a cada dia é um estímulo abrir o seu blog e perceber que vc me surpreende a cada capítulo com suas peripécias.
Continuarei te acompanhando até a sua volta e sentirei falta dessa sua viagem, mas não vejo a hora de poder te ver pessoalmente e vc contar detalhes dessa sua façanha.
Beijos de sua irmã Ana paula, e até o próximo noticiário.
Bruna, Gabi e Júlia mandam beijos também.
 
E ai bruno,

Deixo aqui minha mensagem positiva para a sua jornada.
O fabinho me passou o site e agora passo a acompanhar o seu trajeto também.
Enfrete seus medos e viva seus sonhos!
Valeu e boa sorte

Pedro/ Patricia
 
Olá Bruno!!!
Super bacana o seu blog... A sua viagem então... Nossa!!! Fantástica!!! Parabéns pelo roteiro, coragem, determinação e por dividir toda essa bagagem de cultura e informação conosco... Já sou tua fã...
Aproveite bastante os últimos dias... A gente se vê lá no Mochileiros... Boa viagem!!!
Ana Paula (Beija-flor)
 
E verbéi, fiquei emocionado com a foto sua com a camisa da AMACO. É isso ai, vc está além de divertindo, propagando a machesa pelo mundo. hahahahaha
Domingo vamos fazer um churrasco na quadra, falow?
Um grande abraço e bom proveito
Hea Gaúcho
 
e aeee, achei sua pagina hj num site ae, to achando a viajem de fuder!!! ja sai assim livre mas na europa e desci pro marrocos hehe, mas entao eu nao li ou vc nao falou sobre a fronteira colombia panama? vlw te add no msn
 
Oi Bruno!!!!To amando ler seu blog...da uma vontade imensa de passar por esta experiencia tbem!!!
bjos, Patricia Guerra
 
E ai Cunhado...
Que aventura essa sua viagem!
To de cara com a sua coragem de sair entrando mato a dentro com um guia que não fala coisa com coisa. E o pangaré que vc montou! Aquilo não se pode nem dar nome de cavalo.
Quanto ao ônibus... Sem comentários. Bom, tá chegando a hora de seu retorno. Estou programando com o pessoal da AMACO uma recepção no Aeroporto. Não sabemos ainda se levamos MULHERES nuas ou uma simples fanfarra. O que vc prefere? Pode ser os dois também. Não se preocupe com as despesas. A AMACO tá com a grana agora que vc não faz mais parte do controle das chaves do cofre :-))
Vou indo aguardando a sua resposta.
BEG
 
O Cunhado, terminei a mensagem antes de lhe sugerir uma coisa. Traga um copo desse da cerveja GALLO de lembrança.
BEG
 
E ai bruno,
Tô de cara com vc...viagem de 5 horas de duração já esta virando a coisa mais tranquila do mundo pra vc né!!!!!
As fotos q vc tem nos mostrado tb são muito doidas.
Esta viagem está sendo barbarização total heim, muito mais que a do ano passado.
Estamos esperando vc aqui no sábado então, pra gente tomar uma Brahma (ou uma Brahva ou uma Gallo!!!)
Abraços
Clayssin
 
Puxa vida!!! Desde ontem não pude entrar em seu blog, porque o computador/jegue empacou. Agora ele deu o ar da graça, para fazer as pazes comigo (depois de inúmeros palavrões). Todos os comentários estão ótimos e como não podia deixar de ser os do Beg são a maior palhaçada. É legal. Vcê está na reta final, e penso que a esta hora deve estar em algum lugar com ruína da cultura Maia. Estou louca para ver as novas fotos. Filho, tenho passado dias maravilhosos, lendo e relendo as notícias, vendo as fotos, trocando idéias com os outros e imaginando.....(já falei sobre isso). Aconteceu uma coisa interessante: do nada caiu em minhas mãos uma matéria sobre a Guatemala, e li sobre várias referências feitas por vcê. Guardei para sua volta. Se não fosse a gravíssima crise política que se envolveram alguns do PT, tudo seria perfeito. Espero as eleições internas do PT (PED) para decidir o que fazer. Talvez vcê tenha visto a notícia que achei assustadora: o furacão Karina que atacou o Mississipi e Louisiana, com ventos de até 230 Km por hora. Foi um arraso e Nova Orleans ficou debaixo de água. Falam em centenas de mortos, ainda não sabem, porque tudo está debaixo d'água. Esse furacão parece o quarteto dinâmico do PT: Zé Dirceu, Genoino, Delúbio(ou Dilúvio? e Silvinho Pereira e alguns deputados pilantras. Só que as vítimas são incontáveis!!! Mas que eles destroem, destroem. Desculpe-me era para falar só de vcê, mas o nó subiu na garganta. Por aqui tem notícias novas sobre Ana Claudia e Mércia que trocaram os carros. Vcê vai gostar. Quero fazer uma surpresa para vcê no seu quarto. Se vcê ler a tempo ligue-me. OK? Voltando a sua viagem, falo com todo mundo que vcê está por ai na América Central, e por coincidência descobri hoje que temos um vizinho, aqui da Rua Turquesa, que foi para a Venezuela visitar os pais que moram lá. Não sei a nacionalidade do rapaz. Depois descobrirei. Hoje fui a uma loja meio mística com inúmeras máscaras das culturas da A.C.. Lembrei-me do quarto e da loja mostrada em seu blog. Falei com a proprietária e ela perguntou se vcê foi fazer compras para alguma loja. Loucura, danou a perguntar. Bem, estou falando demais e posso te encher o saco. O Beg falou que as falas devem ser curtas. Agora é tarde, Inês é morta. Seu pai só fala no sábado, no feijão tropeiro, e na picanha que te espera para o almoço. Volto depois. Bjos com saudade. Mãe. PS: TE AMO E TENHO ORGULHO DE VOCÊ. Fui!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?