sexta-feira, agosto 26, 2005

 

Guatemala

Estou na Guatemala desde quarta-feira, dia 24! Aqui é realmente tudo que falam... Está sendo um dos melhores momentos da viagem. Estou feliz, porque estou fechando com chave de ouro!
A viagem de El Salvador para a Guatemala foi muito tranquila. Apenas 5 horas! Cheguei na capital, que tem o mesmo nome do país e a primeira coisa que eu queria fazer era comprar a minha passagem de volta para o Brasil. Eu nao vinha comentando, mas estava muito preocupado com isso, porque pelos lugares que passei, estava pesquisando e a passagem estava sempre 800 até 900 dólares até SP. Isso de certa forma estava tirando meu sono. Fiquei extremamente feliz quando cheguei na agencia e depois de algumas horas, buscando com a agente, conseguimos uma tarifa incrivelmente barata: 650 dólares da Cidade da Guatemala até Belo Horizonte já... A agente de viagem Sheyla Soto (a de vermelho na foto), e a outra se chama Patricia, conseguiu me incluir numa tarifa de estudante que eu queria até dar um beijo na boca dela!! auhhuaahuahu falando sério... Nessa brincadeira economizei uns 300 dólares ou mais... Mas também o voo com a TACA é Guatemala-Costa Rica-Peru-Sao Paulo-Belo Horizonte. Chego num voo da Varig as 9:40 da manha do sábado dia 3 de setembro!! Fiquei muito feliz e agora estou aproveitando os ultimos dias da viagem com mais tranquilidade!!

Depois disso, passei algumas horas na Cidade da Guatemala. É uma cidade bem grande com 3 milhoes de habitantes, com um transito caótico e todos aqueles problemas que sao normais de uma cidade desse tamanho! Nao quis dormir lá e segui para Antigua Guatemala, que era a capital antes!! O que me chamou a atencao na Guatemala é que os onibus (chicken buses) andam muito rápido! Chega a dar medo a velocidade que os motoristas dirigem...
Antigua é uma cidade muito agradável e me lembrou especificamente duas cidades que já estive. Cusco no Peru e Tiradentes/MG. Algumas fotos abaixo...


E lá em Antígua, eu fui a um mercado muito louco que vende artesanato e fui obrigado a tirar algumas fotos também!! vejam... E aqui na Guatemala eles gostam muito de máscaras e caveiras! Vejam a foto do quarto que me hospedei em Antigua... huahuahua de noite dava um medo... (talvez seja melhor clicar nas fotos para aumentá-las)


Ontem, quinta-feira vim para Quetzaltenango (Xela nome indígena). Cidade bem pitoresca. Nao tao bonita, mas tem uma cultura maia muito bonita e preservada!! Cheguei aqui ontem e me hospedei num quarto individual e estou pagando 8 reais... dá pra acreditar? nao é uma cidade muito turística... Aqui fiz uma amiga. Addie e é americana! Gente boa... Também está viajando sozinha e estamos ficando no mesmo albergue! Hoje, fomos a um lugar aqui perto que tem aquelas piscinas naturais de água quente que vem dos vulcoes que tem dos lados, bem quente e fica nas montanhas! Tem algumas cachoeiras também. Voces nao fazem idéia das roupas das mulheres e das criancas aqui da redondeza... Eles detestam que tirem fotos! Eu tirei uma escondido, mas esqueci de desligar o flash!! Foi muito embaraçoso!! A mulher ficou me xingando uns 2 minutos no meio de todo mundo... Vejam as fotos! A outra, as mulheres deixaram... Eles sao maias mesmo!! Teve uma delas, que eu comentei que sou brasileiro e ela nao sabia onde era isso!! Dá pra acreditar? Ela simplesmente nao sabia o que era Brasil!! Nunca tinha ouvido falar... Muitas delas nao falam espanhol fluente, pois falam dialetos indígenas!!

Algumas fotos do passeio de hoje...


Bom, acho que é isso aí... Agora, amanha vou para o Lago Atitlan, que fica a umas duas horas daqui!! Devo ficar lá uns 3 dias em uns pequeños pueblitos que tem lá... Mais cultura na veia, com certeza!! Depois pretendo conhecer Coban, que é uma regiao de cavernas e depois o tao esperado sítio arqueológico Tikal. Dizem que é uma espécie de Machu Picchu na América Central!! Vamos ver...

ps: algumas pessoas tem me perguntado sobre Cuba!! Infelizmente nao vou poder ir dessa vez. Por dois motivos... Principal é o tempo... Deixaria de conhecer Guatemala que eu queria tanto e ficaria muito corrida a viagem!! Outra coisa também importante é a grana... Encareceria a viagem pelo menos uns 600 dólares!! Vou fazer o máximo para fazer essa viagem quem sabe ano que vem, ou em 2 anos...

Meu abraco hoje vai para todos os turismólogos do Brasil, em especial a galera da pós-graduacao em Planejamento e Ensino do Turismo do Centro Universitário Newton Paiva que se formou agora em Maio e a turma de Turismo da PUC/MG, segundo semestre de 2003. Abracao para o Octavio e a Paula Kbcao que me deram uma forca danada durante toda a viagem!!

Beijo especial para a Nathizinha, que tem me acompanhado durante todo o trajeto aí do Brasil também!! beijao!!!

Beijo muito especial para Isabela Pantuso que está fazendo aniversário hoje!! Beijao Bela!! Que voce consiga realizar todos os seus sonhos!! Felicidades



Comments:
Brunao,
Te falei que nao ia comentar pq tava falado com vc quase todo dia. Mas ja que vc me citou no Blog, nao poderia comentar aqui. Como tenho te falado sempre, aproveita tudo q se pode e quem sabe nas proximas nos vamos juntos e talvez com patrocino?
Aproveita la no Tikal e que a Guatemala seja tudo de bom mesmo pra fechar com chave de ouro!!
Grande abraco pra vc, nos falamos.
 
Uau filho, vcê está na Guatemala e só dá para acreditar porque existem as fotos com vcê aí. Para começar achei tudo lindo, mas vamos em partes. As duas fronteiras bem próximas, em uma mesma ponte é demais e a Luizinha achou demais passar de um país para o outro em um aponte. Amo a Sheyla que te atendeu e encontrou a passagem de volta com valor mais accesível. Interessante as feições das Guatemaltecas, é bem Maia, como imaginava. Acho bonito. Babei de inveja das águas e fontes quentes. Meu Deus, o que é isso? Deve ser delicioso. Ia ser ótimo para a minha coluna.Aí!!!! Como vcê sabe da minha loucura por coisas antigas essa cidade de Antigua é o meu tamanho. Pelo sangue de Jesus, vê se dá para trazer para o seu quarto uma colcha bem colorida daí. Elas são lindíssimas!! Aliás, estou esperando muitas recordações para a sua coleção (que eu amo. A foto do ônibus com a mulher em pé ficou linda, bem típica. Vcê viu que legal a franjinha colorida na frente do motorista, em cima do parabrisa? Quase todas as carretas daqui tem . A minha Tia Gioconda viveu a vida toda fazendo isso para vender, e deu uma boa grana. Outra foto linda é do menino espiando, merece prêmio. As das mulheres estão linads! Eu gosto de fotos assim, que mostram os costumes e a cultura local. Vcê está um mestre nisso. Muitas pessoas se preocupam em aparecer nas fotos, quando viajam, e se esquecem que viajaram para conhecerem locais e povos. Que fracasso!!!! Vcê está fazendo de sua vida uma vida sensacional. Continue, tem o meu apoio. Volto depois. Bjão. Mãe.
 
Sou eu de novo. As máscaras e caveiras tem muito a ver com a cultura Maia. Os povos espantavam os espíritos e demônios travás dessas máscaras, pois os demônios viam os iguais e temiam. Acho que é isso. Acho as más caras lindas. Bjo. Mãe.
 
Cunhadão...
Sinistro aquele quarto cheio de máscaras. Não queria te dizer não, mas aquele lugar era o antigo local de sacrifícios para o Deus Sol. Percebeu as marcas de sangue na parede? Pois é, vc escapou por pouco. Vai ver porque não era virgem. ;-)) Eles, os Deuses, só aceitam "moças donzelas", como vc é uma puta velha, não deu para aceitar. Cara nem te conto...tem acompanhado os resultados dos jogos? O Galo está numa arrancada incrível. Ganha até sem jogadores. Vc vai se surprender. Deixou-o quase na segunda divisão e agora ele está como um foguete...
Gostei da foto da árvore no acostamento da estrada.
Bom, vou indo agora, pois vou comer uma pizza com seu pai e seu irmão. Uma pena vc não estar aqui. Mas vamos tomar aquela coquinha gelada em sua homenagem.
Valeu a vigem, mesmo não tendo ido a Cuba. Sabe, Deus escreve certo por linhas tortas. Quem sabe não é para vc voltar comigo e sua irmã, assim nós mergulhamos num dos points mundiais de mergulho.
Um grande abraço.
BEG
 
brunao, pucha saco da Paula e do Miguel nao pode ne cara?? Acompanhei sua viagem por todo o tempo e fico emocionado com suas aventuras! Acheiseu roteiro fantastico! meus parabens!
 
Que isso Lloyd!! ahuhuahau Grande abraco para vc também meu chapa!! É porque eu conversei direto com o Octávio e com a Kbecao!! uhahuauh jamais me esqueceria do artilheiro dos campeonatos da Puc!! ahahah
abraco meu irmao!!
 
Brunão,
mesmo sem comentar, tenho acompanhado suas aventuras pelo blog... adorei seus relatos e as fotos. Não esqueça de marcar um encontro depois do dia 3 pra contar pessoalmente detalhes dessa sua incrível viagem.
Beijão
E Cuba que te aguarde numa outra ocasião!
 
E aí, Bruno?

Estou achando muito legal a sua aventura. Todo mundo gostaria de ter a sua coragem e a sua desenvoltura para fazer uma coisa como essa. Tive poucas oportunidades de visitar o seu blog, mas hoje vasculhei geral. A Adriana já vinha me contando tudo. Um grande abraço e bom retorno.

Antônio.
 
E aí Brunão ,terminando a viagem não é meu velho ?
Cara morro de inveja de vc cara, queria mesmo ter essa disposição e esse espírito de aventura que te motiva a fazer uma viagem maravilhosa dessas ,
Abraços Murilo Neris
 
Oi Bruninho, é sua irmã Paula de novo, e fiquei impressionada como a cidade da Guatemala é tão grande e evoluída. Muito linda e desenvolvida também. Muito legal esses seus banhos em piscinas quentes e naturais, deve ser uma sensação muito gostosa.
Quero acompanhar de perto essa sua ida nas civilizações Maia e nas cavernas. Vai ser demais ver tudo isso, e quanto aquele quarto que vc dormiu, que pânico, acho que não conseguiria dormi antes de rezar muito, é muito cabuloso (como diria a Bruna e a Gabi), mas para quem gosta de terror pode ser até interessante, mas para mim eu tô fora geral.
Eu já vou despedindo e te agradecendo por essa aventura, vc é demais, berijos no seu coração.
Ana paula Scarpelli.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?