domingo, agosto 14, 2005

 

Cidade do Panamá

Estou no Estados Unidos da América Latina! Sem exagero, a sensaçao que passa é essa!
Pra começar aqui se usa o dólar americano. Eles nao tem moeda própria. Tem um tal de Balboa aqui, mas só existem moedas, para dar trocos, pegar onibus e etc... Notas sao de dólar! Mas as coisas nao sao tao caras. Um big mac por exemplo é 1,5 dólares.... nada mal!

A capital do Panamá é uma cidade bem moderna, com edifícios arranha-céus bem grandes, espelhados e imponetes em todo o seu centro moderno. Mas a influencia da cultura americana aqui, é algo perceptível a todo momento!!

Estou me hospedando bem no coraçao da cidade, na regiao bancária! Estou num albergue muito louco. Esse está sendo o momento que se eu nao falasse ingles, estaria passando muito aperto. No albergue tem gente do mundo inteiro, menos de países latinos!! Estou falando ingles toda hora no albergue. Aqui no Panamá o buraco é mais embaixo. Estou num quarto com 2 suiços, 1 italiano, 1 americano de 64 anos, 1 canadense, 1 alemao e 1 australiano e estou pagando 8 dólares a diária. Esse senhor americano é uma peça rara!! Fiquei conversando com ele um bom tempo e ele me falou que o motivo da sua viagem é abandonar os EUA. Primeira vez que vejo um americano falando tao mal do próprio país. Falou que nao suporta mais morar em um país que tem o Bush como presidente!! Disse também que 99% do povo americano é cego e nao está nem aí para o que está acontecendo com o resto do mundo!! Como ele já é aposentado, falou que está escolhendo um lugar para morar. Falei com ele para ir para Belo Horizonte, mas ele falou que gosta de praia, entao sugeri Natal ou Joao Pessoa! Ele falou que vai dar uma passada no Brasil mes que vem... Se animar, vai passar em Minas Gerais e vai me dar uma ligada!! Muito figura ele....

A foto ao lado eu bati quando estava fazendo um passeio por uma regiao chamada Casco Viejo (uma espécie de centro histórico) do centro Moderno lá do outro lado! Essa água toda na foto de abertura do post, no meio é o Oceano Pacífico.

O centro histórico é maravilhoso. Lembra bastante algumas partes do centro antigo de Cartagena na Colombia! Algumas ruas estao bem conservadas!

Algumas coisas interessantes aprendi aqui: a) O Panamá era Colombia até 1903, quando virou estado independente; b) A populaçao aqui é de mais ou menos 3 milhoes de pessoas, imaginem isso!! um país com a populaçao de Belo Horizonte; c) Quem iniciou a construcao do Canal do Panamá (liga os Oceanos Atlantico e Pacífico) foram os franceses. Os mesmos que construiram o Canal de Suez; d) Mas quando Panamá se tornou um país, os EUA assumiram a construçao do Canal que durou 11 anos. O Canal passou a ser controlado pelo próprio Panamá somente no dia 1 de janeiro de 2000.

Fiz uma visita ao Canal do Panamá na manha de hoje. Trata-se de uma obra de engenharia impressionante. Bati algumas fotos. Nas fotos, vai se ver um grande navio de containers que está passando do Oceano Pacífico para o Oceano Atlantico. É muito legal. Vejam as fotos abaixo e tentem entender como funciona a sistemática da coisa!


ps: Estou escrevendo esse post de um shopping muito moderno aqui! hoje eu tive o meu melhor almoço, desde que saí do Brasil! Uma carne na chapa que se chama Punta de Palomina (identifiquei mais ou menos como Alcatra pelo sabor e textura) com arroz e salada... fino demais!!!

Bom gente, é isso aí... Acho que nao tenho muito mais o que visitar aqui na capital do Panamá! Hoje de noite mesmo, já sigo para uma praia belíssima no norte do país que se chama Bocas Del Toro... Todo mundo lá no albergue está falando que vale bastante a pena!! Vamos ver...

Uma coisa legal nessa viagem, é que toda hora vejo estrangeiros usando sandálias havaianas com a bandeirinha do Brasil!! Bem legal!!!

Gente, talvez hoje ainda, eu coloque mais fotografias do centro moderno aqui do Panamá nesse mesmo post.

Hoje o meu beijo especial vai para meu Pai, pra quem nao sabe Ermersson! Pai, grande abraço e feliz dia dos pais!! Já aviso que nao comprei o presente!! auhauhauhauha normal né...

E para todos os pais também, que por ventura, estejam lendo esse post!! Abraçao aos meus irmaos Flavio e Luiz! Pro Flavio um mais forte, porque é pai... auhauhauhuh



Comments:
Abraço recebido velho...

Hoje a situação piorou muito para o Galo, pois perdemos de novo, dessa vez para o horroroso time do Vasco.
Na chegada a BH alguns jogadores quase foram agredidos no aeroporto, a torcida perdeu a paciência de vez....
Estamos a 8 pontos do primeiro time que está fora do rebaixamento, acho que não tem jeito, pois não há como mudar o plantel a essa altura do campeonato.
Agora é colocar os juniores e começar a montar o time da série B de 2006...

Um abraço,

Flávio.
 
OI Bruno,
Passei o fim de semana no RJ e só agora estou vendo as novidades. Muito interessante o sistema do Canal, pela foto parece que é a medida certa do navio, é isso?
O RJ estva como Deus gosta, lindo demais. Temos que planejar uma viagem para lá, vc vai adorar.
Acho que já ouvi falar da próxima praia que vc vai, dá para mergulhar lá?
No Pacífico é mergulho com peixe grande mesmo: Tubarão, raias ...
Na próxima iremos juntos para o Caribe e Pacífico para mergulhar.
Beijo grande, Mércia Scarpelli
 
Oi, cidadão do mundo! Cheguei agora do sítio e corri para as novidades. Confesso que estou surpresa com a grandeza do Panamá, tenho de confessar a minha ignorância.Entre outras coisas achava que o Canal era uma obra física e não sabia que foi construído por franceses. Tive a mesma sensação da Mércia sobre o canal; parece que é apertadinho e se o navio for maior faz ficar engastalhado( existe essa palavra?). Gostei de vcê falar da comida, o que não vinha fazendo, mas fiquei preocupada pela sua alegria em comer uma comida tão simples, rotineira para nós. Vcê não tem se alimentado bem? Nas fotos vcê parece estar muito bem, sem emagrecer. Está tranquilo e lindo. Vcê não larga a camisa do galo,em? Está querendo aumentar a torcida na América Central? Filho, estou apaixonada por essas partes históricas das cidades, são lindas! Vcê sabe como gosto de coisas antigas, acho que ficaria maravilhada se estivesse ai. Fiquei surpresa com a vista dos prédios, que mostra a parte moderna. Não imaginava desse jeito. O tio Zezé me explicou como o Panamá é rico e desenvolvido. Ah! Ele vai começar a visitar o seu blog, Carolina também. Quanto tempo vcê vai viajar para a praia? Qual o clima que vê está pegando por aí? Aqui começa a esquentar de dia. Vcê já somou as horas viajadas? Já é assustador. Quero saber o seu plano para depois da praia, pois acho que vcê não pode pular Cuba. Amanhã tenho um encontro com o Prefeito ( foi ele que me chamou)para definir o meu rumo. A situação está pesadíssima, e alguns falam em sair, como os Senadores Cristovão Buarque e Delcídio Amaral (pres. da CPI dos Correios). Achei muito legal os seus novos amigos estrangeiros falando com vcê, e adorei Albergue ONU , oportunidade de conviver com muitas nacionalidades diferentes. Espero novas notícias logo. No sítio foi legal e todos ficaram surpresos de vcê ligar de tão longe. Obrigada. Mil beijos. Mãe. PS: Não se esqueça das lembranças para a coleção. Mãe
 
Cara, veja só o que se transformou o seu blog: leitura matinal antes de iniciar a labuda! Isso reflete a qualidade do conteúdo textual e fotográfico. Está de parabéns!!! Estou aprendendo coisas muito bacanas!!! Agora, você me preocupa: está magro demais!!! O que aconteceu??? "La noche del Panamá?" rsrsrsrsr ... Grande abraço meu velho e se chegar no México pede para Madre de Guadalupe ajudar o nosso Galo!!!
 
Ei meu amigo!

A cada dia fico mais encantada com as fotos e as histórias dos lugares por onde tem passado! E que mar heim? Só faltou a galera de Arraial aí para fazer aquela festa!!! É tudo muito lindo e estou vendo o quanto você tem aprendido e explorado da cultura dos lugares. Morri de rir do comentário das havaianas - você é figura demais... Acho que você é o cara mais observador que conheço! Concordo com o Carlos quando diz que o blog está muito bacana! A gente fica realmente na expectativa de receber novas notícias e fotos!!! Aproveite bastante e curta tudo que tem direito!!!

Um abraço,

Alexsandra
 
Bruno!
Vc já está no Panamá! Meu Deus aonde vc vai chegar! risos!
Gostaria de te agradecer por estar incrementando meus conhecimentos sobre esses países todos! Espero que vc escreva um livro sobre esta viagem!
Abração,
Elisângela.
 
Fala Brunão!

como sempre, o blog está ficando muito massa. Chequei a tarifa de San Jose e de Cancun e não compensa emitir daqui do Brasil.
Como te disse, vai ficar mais barato comprar diretamente na volta.

Qualquer coisa que precisar, tamos aqui.

Grande abraço.
 
Filho, só para dar notícia sobre a reunião com o Prefeito, que não houve pois ele foi para Brasília conversar com Lula. Continuo no PT e quero lutar pelo Partido que ajudei a construir. Quero que os envolvidos sejam expulsos e punidos pela justiça. Acho que é isso que todos querem. Estou mais tranquila, e neste momento os suas notícias estão me absorvendo muito, porque não é só ler. Sempre continuo pensando.....e imaginando a sua fabulosa viagem: com quem vcê conversa;de qual país; o que come , enfim como é o seu dia. Um aamiga sua falou que vc~e ceve escrever um livro, eu tenho certeza disso. Corri para atender o telefone e fiquei boba de vcê já estar na Costa Rica. É incrível!!! Sensacional!!! Qualquer coisa me ligue. Tenho orgulho de vc~e. Mil beijos. Mãe.
 
Olá Bruno, como vai? espero vc esteja desfrutando sua viagem, é malo isto mas estou sentindo um poco de inveja por vc, he he he, tenho muito tempo planejando a minha viagem pelo minimo atravessando 3 paises e parece que esta mais longe do que nunca. Sempre tem um probleminha que não deixa realizar o meu sonho, gostaria de parabenizar-lo pela viagem e sei que essa é uma experiencia inesquicivel. Por agora estou conhecendo meu país porque é mais economico rsrsrs...
Até mais amigo e continue na estrada...

J. Carlos Gámez / Solobuses.com
www.solobuses.com
www.heavyduty.fotopic.net
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?