sexta-feira, agosto 12, 2005

 

Cartagena de Indias


Cartagena de índias é com certeza até agora o lugar mais especial pelo qual passei!
Confesso que quando cheguei aqui na Colombia, a primeira sensacao nao foi boa. Pensei assim: "o que vim fazer aqui?" Simplesmente sensacional!! mas isso só foi possível perceber depois dos dois passeios que fiz aqui ontem e hoje. Ontem, um tour pela cidade para conhecer tudo e hoje um passeio a algumas ilhas aqui no mar do Caribe!!

Quanto a cidade, imagine uma Ouro Preto misturada com Tiradentes, aumentada umas 5 vezes (populacao de um milhao de pessoas), plana, porém com um barroco um pouco mais simples, pois tem 502 anos, e banhada pelo Mar do Caribe!! Mais ou menos isso é Cartagena!! Um dos lugares mais bonitos que já visitei na vida...

A cidade é toda fortificada, por causa dos constantes ataques que sofria dos piratas nos séculos XVI e XVII. Na entrada da cidade no mar, tem vários fortes dentro do mar, que eram utilizados para abater os navios piratas que se atreviam a entrar! Por mais que eu fale, e mostre fotos, tem que ver para crer!! O centro histórico é todo fortificado, dentro de muralhas altas. Caminhando pelo Centro Viejo, se tem a sensacao de ter voltado alguns séculos!!! (lembrando que para ver melhor as fotos, basta clicar nelas). Nesse Castelo aqui do lado, que se chama Castillo de San Filipe e passei algum tempo ontem, tem um tunel subterraneo pequeno, onde se caminha por uns 200 metros, cheio de curvas e armadilhas para se esconder dos ataques ou pegar os inimigos que estavam invadindo!! É incrível... Senti um pouco de sensacao de Claustrofobia lá embaixo porque a luz é baixa, o ar é pouco e vai dando uma sensacao que vc nao vai conseguir sair, se continuar baixando... e nisso o povo vindo atrás de vc!! uhaahuuhahua nao é facil!! veja a foto ao lado para ter uma idéia do tamanho dos corredores...
Abaixo algumas fotos mais de Cartagena. Na foto da muralha, lá dentro é o centro viejo (muito grande) e aqui fora a cidade moderna!! A outra é uma vista panoramica do ponto mais alto da cidade!!

Agora, vou comentar um pouco sobre as praias. A praia principal de Cartagena que se chama Bocagrande e nao Bocanegra, como eu disse ontem, é bonita, mas no Brasil tem muitas mais bonitas. É o mar do Caribe e tal, mas a areia é meio escura, e tem muita gente enchendo o saco para comprar algo. Pegue Porto Seguro e multiplique por 10!! sem exagero... é ambulante querendo te vender de tudo!!

Mas hoje sim... Agora posso falar que conheci o Caribe!! Que que isso!! É de babar!! Fiz um passeio de um dia inteiro por Las islas del Rosario que pertencem a Colombia mesmo! Fomos um grupo de umas 20 pessoas numa lancha mesmo!! 30 reais o dia inteiro, com almoco incluído. nada mal né... Nao vou comentar nada!! Vou só colocar as fotos. Elas já falam por si só!!! Vejam as fotos abaixo!!!

ps: Mercia e Beg, só hoje fui entender porque vcs gostam de mergulhar!! huahuahu fiz snorkel e vi corais de perder o folego e peixes maravilhosos!!! vejam isso... (é uma pena que eu nao tinha uma máquina fotográfica sub-aquatica!


Tio Fábio, nesse passeio de hoje, passeio a maior parte do tempo com 3 italianos jovens de Bari!! Os caras sao gente boa demais! Vendo eles conversando, comecei a lembrar muita coisa e me arrisquei um pouco!! Ficamos trocando idéias o dia inteiro! Me lembrei de voce...

Agora, estou indo para o Panamá!! Já comprei a passagem. Saio daqui amanha as 16h e chego no Panamá uma hora depois! Com todas as taxas possíveis (saída da Colombia, entrada no Panamá e taxas de embarque) a passagem me saiu por 300 dólares! Devo atualizar o blog novamente só no domingo!!

Veja bem gente!! Tem gente que está me mandando e-mails, e tudo mais... Fiquem a vontade para perguntar qualquer coisa, escrever comentários, me adicionar no msn!! Pra mim essa viagem nao estaria sendo tao prazerosa se esse blog e a participacao de todos voces nao estivesse acontecendo!! Estou adorando! E me faz sentir cada vez mais próximo de todos voces!!

Beijo especial hoje para os meus sobrinhos Bruninha, Gabriela, Julinha, Luiza e Pedrinho!! Beijo grande para todos voces!! (Flavio, fala com o Pedro que eu mandei um beijo!!) uhahuaahuahuhau

Um grande beijo também para a aniversariante de amanha!! Beijao Patricia!! Tudo de bom, sucesso e que vc consiga realizar seus sonhos!! Falei que eu nao ia esquecer!! ahuahuahahu


Comments:
Bruno, Cidadão do mundo. Acabei de constatar isso agora. Estou alucinada com a nossa viagem e os lugares que vcê está mostrando. Meu Deus, que mar! Será que um dia eu poderei ir à Catarena( se pronuncia assim?)? A cidade é linda e me deu muita vontade de estar aí. Nunca imaginei que na colombia tivesse um lugar tão lindo. Imaginava só poeira como vejo nos filmes e muita pobreza e feiura. Aí deve ser a melhor cidade turística da Colombia, não? Quero saber das comidas daí, das lojas se são iguais as de Ouro Preto. Vcê não tem falado das igrejas. Não está visitando? (não se esqueça que ao visitar pela 1ªvez uma igreja, pode fazer 3 pedidos, que serão atendidos,dizem)E cinema já foi em algum? As pessoas conversam com vcê e perguntam da crise no Brasil? o Helio veio um pouco aqui em casa e viu o seu penúltimo blog, adorou. Mercia e Beg vão babar de inveja do mar, dos corais, da sua oportunidade. Quem sabe um dia irão? filho, esta oportunidade criada pór vcê e tão trabalhada por tanto tempo é fantástica. São 23,10hs e vou dormir, pois amanhã viajo cedo para o sítio. Na segunda a noite falaremos. Depois de pressão a Claudia e Paula vão para o sítio. Adorei. Curta tudo, vcê merece. Mil beijos. Te amo. Mãe
 
Esqueci de perguntar que bich o é esse no seu colo e onde vcê arrumou. A foto ficou linda e vai para o quadro. Gostei dos beijos para a Camila. Tchau. Mãe
 
Saudoso Cunhadão...
É com grande satisfação que leio suas aventuras.
Pena que vc não quis fazer o curso de mergulho básico. IMPERDOÁVEL!!! Pois agora poderia ter ido mais fundo ao invés de so ver os peixes da superfície. Quando formos ai (eu e sua irmã) vamos mostra-lhe o que perdeu. De qualquer forma, o que vc tem visto e nos apresentado, já valeu a pena e o fato de não ter mergulhado só vai te fazer querer voltar. Amanhã viajaremos para o Rio de Janeiro e pretendemos mergulhar nas Ilhas Cagarras. Não é nenhum Caribe Colombiano, mas vou me lembrar de vc. No mais, volta logo, pois a curiosidade de mais detalhes é muito grande. Um grande abraço.
BEG
 
Esqueci de falar do pavor que senti no túnel. Imagine se vcê quisesse voltar, ou tivesse pãnico? Tive medo também da balsa no mar. Imagino o mar revolto e vcê subindo e descendo, igual ao naúfrago(filme). Mas não liga para mim não, porque eu só viajo através de vcê. Por isso adoro. E nada vai te acontecer, porque vc~/e é especial e coletiviza o seu olhar inteligente, suas emoções, e sua cultura. Agora tchau mesmo. Mãe
 
Mae, vc é uma peca rara mesmo!! Manda um abraco grande para todo mundo lá no sítio!! Esse bicho é uma preguica... bonitinho né? dá vontade de levar pra casa...
fui...
 
Oi meu irmão,
Fiquei entusiasmada só de pensar na qualidade desse mergulho que vc fez. Vc está no paraíso dos mergulhadores, sabia?
Verdadeira Meca, para onde todos os que apreciam mergulham tem que ir pela menos uma vez na vida.
Muito peixe, né? Cinema...
Beijo grande,
Mércia Scarpelli
 
Bruno,

se está bom para você interagir através de seu blog, imagina para nós, que estamos vivenciando uma viagem tão espetacular, de graça. Fico realmente orgulhoso de você, pela coragem, curiosidade, e espírito de liberdade. Sua vó está até pegando gosto pela Internet. Um grande abraço, e até o próximo contato.

Tio Fábio
 
Bruno,

Muito legais as fotos. Estou aqui teclando e escutando o Chico Buarque, que a cada dia e cada conversa com o Tio Fábio eu passo a gostar mais. Está tocando "Até o fim", no pedaço em que ele diz que não se lembra mais para onde vai, mas vai até o fim.
Muito legal a música, na verdade não tem nada a ver com você, com exceção do bom humor do personagem, um certo senso de ironia característico da nossa família e esse espírito de acreditar em si dos filhos do Vavá e da Lucinha.
Estou orgulhoso por você e confesso que com uma ponta de inveja da sua coragem.
Aproveite muito, tenha boas histórias para contar, e saiba que você está no melhor lugar do mundo e com a melhor companhia: você mesmo.
Um abraço do irmão,

Flávio.

PS: Transmiti o beijo para a Lulu e para o Pedrinho. Eles retribuem...
 
Beleza de viagem amigo. Felicidades ! Murilo Neris
 
ei tio bruno..
joia?!
ow sua viagem ta super legal..
to doida proc xega pra conta novidadessssss!!!!!!
to morreno d saudaaaaaaaaaaadessss!!!!
to meio 100 criatividade hj, entaum depois eu volto aq pra comenta com + inspiraçaum....!!!!!
t doooooooooooolu
t amuuuuuuuuuuuuu
*
*
*
b
j
a
s
s
u
s
x
a
u
z
i
m
*
*
*
ASS:.GaBy SuA sUbRiNhA..!!!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?