quinta-feira, agosto 11, 2005

 

Adios Venezuela!!

É isso aí... Já estou na Colômbia!

Mas primeiro devo dizer algumas últimas coisas sobre a Venezuela.

Na Terca-feira fiz um passeio aos arredores de Mérida que foi muito interessante. Daqueles passeios que te pegam em casa com um grupo de turistas, passa o dia fora e volta só de noite. Fomos ao interior do Estado, conhecer uns povos e um pouco de sua cultura mais próximos e alguns atrativos naturais também nos arredores. Valeu muito a pena.

Mérida para mim foi uma cidade muito agradável, com um povo cordial e simpático pronto a atender suas solicitacoes! Trata-se também de uma cidade universitária com muitos jovens, o que faz a cidade ter programas noturnos todo dia também. Gostaria de ter ficado mais uns 2 dias lá, mas nao pude, pois colocaria em risco parte do planejamento que tenho de conhecer alguns lugares. Além do mais 3 dias lá foi o suficiente para conhecer bem!!

Muita gente está me pedindo que eu fale sobre a mulher venezuelana!! Veja bem... Tem muita mulher bonita, mas nao é assim também!! Na verdade elas sao muito produzidas, o que de certa forma, desfarca muita coisa! A maioria delas tem corpo de violao! Pelo menos nos lugares que passei, tinha muita mulher de corpo bonito. Quando combinava com um rosto bonito, aí elas eram avioes!! Mas tem mulher feia tambem, lógico... Mas a diferenca basica para a brasileira é que elas se produzem mais, o que faz a mulher brasileira ser muito mais bonita!!

Um comentário: Dos países que já conheci aqui na América do Sul se percebe claramente que eles tem uma cultura muito forte, sem dar muita entrada para outras culturas em seu meio! Por que estou dizendo isso? Tirando como exemplo a música... Praticamente nao se ouve música de fora nesses países! Nao se ouve música americana, européia, eletronica, rap, rock e outras coisas mais!! Caminhando pelas ruas e até mesmo, dentro dos onibus e até mesmo nos bares a noite, se ouve muita música local!! Isso me chamou muito a atencao. No Brasil somos com certeza muito mais pluriculturais. Na minha opiniao, isso é bom porque dá mais variedade, mas também enfraquece também a nossa cultura!! É um debate complicado... (segue ao lado foto de um lugar que se chama "el antro".... huahauhahahu)

Algumas fotos do passeio de terca-feira.

Pronto... Agora, vou falar um pouco sobre a colômbia. Encarei mais uma longa viagem, mas dessa vez em onibus leito, o que torna a viagem bem mais prazerosa! O fuso aqui sao de duas horas a menos. Se sao meio dia em BH sao 10 da manha aqui.

Fiz um caminho mais longo umas 4 horas, mas vou explicar o porquê. Eu tinha duas opcoes. Subir de Mérida para Maracaibo e vir para a Cartagena na Colombia. A outra, que eu fiz e um pouco mais longa. Saí de Mérida as 3 da manha de quarta-feira e cheguei na cidade de San Antonio na fronteira as 7:30 da manha. Até dar a saída no passaporte na Venezuela e passar na fronteira com a Colombia já era 12:00h. Demorou demais e o transito para passar na fronteira estava infernal! Cheguei na cidade de Cucuta (Colombia) meio-dia. Procurei saber e vi que tinha onibus leito direto para Cartagena as 14 horas. Fiquei passeando nessa cidade fronteirica até as 14 e peguei o onibus. A cidade de Cucuta é bem feia e pobre! Cheguei em Cartagena hoje as 6 da manha!

Agora o motivo da volta... Uma menina me contou lá em Mérida que na semana passada uma colega sua estava vindo pelo caminho mais curto, e uma guerrilha armada parou o onibus delas, roubaram coisas de valor de todo mundo no onibus e depois metralharam o onibus todo!! É o tal negócio... se é verdade ou nao, nao quis pagar pra ver...

A polícia colombiana anda com metralhadora para todo lado! O exército nos parou na estrada e fez todo mundo descer! Sem exagero. Estavam em dois tanques de guerra, e todos com metralhadoras!! É bastante intimidador!! Só queria ver os documentos... pensei em bater uma foto desse momento, mas nao seria uma boa ideia, ainda mais se um deles visse!! A estrada é também bem perigosa, porque eu tive que sair da regiao montanhosa para vir para o litoral. Tinha pedacos da estrada que eram a té de terra mesmo e os desfiladeiros acompanhando pela janela do onibus! Depois dessas viagens minhas estou achando as estradas brasileiras altamente seguras!!

Estou em Cartagena. Cidade histórica bem interessante, mas ainda nao andei direito para conhecer melhor! Vou para uma praia agora que se chama Bocanegra. Dizem que é a melhor por aqui. Cartagena, obviamente é toda banhada pelo Mar do Caribe! Provavelmente as praias vao ser bem bonitas... Mas de qualquer forma, já agendei um passeio de barco para amnhaa, passando por algumas ilhas aqui na regiao!!

Já me hospedei. Estou num hotelzinho bem na área central. Está me custando algo perto de 13 reais!! Com TV e ventilador! Está bom... Um real aqui vale 1000 pesos colombianos! Mesma coisa da Venezuela! E aqui parece ser até mais barato do que a Venezuela! Passa a sensacao de ser um pais mais pobre tambem!!

Pessoal é isso aí... amanha faco mais um post com noticias aqui da Colombia!

ps: estava conversando com um cara ali agora e ele estava pensando que eu era argentino!! auhahuahu já to mandando bem no espanhol!! uhauhaauh mas tambem nao falo portugues desde que sai de Manaus...nunca fiquei tanto tempo sem falar portugues na minha vida!! nem quando morei nos EUA!!

beijo para a Camila e um grande para o Tio Fábio e Vovó Zenith!!

EStou acompanhando o comentarios de todos!! continuem comentando!! Me faz sentir mais proximo de voces ai tambem!! grande abraco...


Comments:
cara ... estive super ocupado... mas ja estou aqui pra acompanhar sua aventura.... vc fez certo em nao para em caracas !! mas vc pegou o bus em Puerto la crz ??

Fez certo tambem em relacao ao caminho curto...quero mmais detalhas da colombia..!!

super abracos
 
Fala Brunão! Interessante seu relato sobre as culturas, digamos,mais restrita desses países que visitou, realmente uma discussão interessante, mas isso deixamos pra outra hora.Tá muito legal seu blog, imagens muito bonitas! Que vc possa aproveitar ao máxima a Colômbia, apesar dos problemas de segurança daí. Tudo de Bom ! Estamos viajando com vc! Grande Abraço !!
 
Filho, cheguei correndo da reunião da DS e fui para o seu blog, são 23:44hs. Está tão emocionante! É o melhor programa e estou aprendendo muito. Sempre leio várias vezes. Quando leio uma nova, releio todas desde o início. Quando deito revejo tudo e acrescento alguma fantasia.É inacreditável vcê estar aí e tenho contado para muita gente. Alguém me perguntou se vcê visitaria as Farcs. Haja loucura! As fotos estão lindas, e quando vcê voltar faremos quadros das suas viagens, que ficarão espetaculares. Sem dúvida merecem destaque.Estou orgulhosa com o seu bom senso e cautela. Assim tudo correrá bem. Interessante é que parece que estou tecendo uma linda colcha de retalho e a cada dia costuro um pedacinho. Quando a colcha ficar pronta terei uma idéia geral da América Central. Vcê é formidável! Te amo. Se cuide. Mil beijos. Domingo é dia dos pais e eu e o seu pai estaremos no Sítio, o resto do pessoal estará aqui. Mil beijos de novo. Daí vcê vai para onde?Mãe. 11/08/2005
 
Oi Bruno,
Parece perigoso andar de ônibus na Colômbia. Por favor, pense e raciocine sempre, confie no seu instinto e se preserve, só assim poderá aproveitar a viagem e ter boas lembranças desses dias por aí.
Fiquei preocupada te cuida.
Um beijo grande.
Mércia Scarpelli
 
Cara;

Tá dú carai o seu Blogger!!! Estou lendo desde o inicio. Parabéns, pelos comentários, narrativas, fotos, tudo... Novela da Globo, VSF!!!

Ai, ai, ai, ai........

Scarpelli, tenho que voltar a trabalhar, meu chefe me deu quatro chibatas agora!!!!

NICS
 
brunao, to lendo seu diario de bordo quando posso e fico com uma vontade louca de estar nessa aventura com vc.. parece que vc ta mesmo fazendo as americas hein?? abraco brother!
 
E ai Cunhadão...
To gostando de ver... Sua aventura tá muito interessante.
Gostei de ter tc com vc no dia em q estava em Guarulhos/SP. Por falar nisso, o seu presente já está a caminho. Verifique ;-)
No mais em q pese as atrapalhadas do nosso Presidente, aqui vai tudo bem...:-( Vc nem tem acompanhado essa hitória tem? Pois é melhor não tentar acompanhar mesmo, pois é escândalo após outro. Ontem foi o dia do marqueteiro Duda entregou o ouro, disse que o PT tem caixa 2 mesmo e que a cia do Lula foi paga com esse dinheiro. Agora o negócio ficou feio... O pior não é isso. Sabe que está cotado para assumir a presidência? Nosso competente, garboso, bonitão, elegante, inteligente e também honesto Severino (Presidente do Congresso). É isso mesmo, não é piada não. Se houver impedimento do Lula, vai ter também do José Alencar. Ai sobra quem na linha sucessória??? O nepotista convícto e assumido Severino. :-)) Puta que me pariu... Só falta agora o Enéias ser o próximo presidente. Sabe de uma coisa? Por que vc já não vai arrumando um negocinho pra gente ai? Penso em montar algo relacionado a mergulho recreativo. Compramos um barco e vamos levar turista para mergulhar e conhecer o Caribe. Isso sim é que é vida!!
Bom, agora vou trabalhar um pouco para ganhar um $$$ e conseguir realizar este sonho antes que o Enéias assuma.
Um grande abraço.
BEG
 
Ei Bruno.

Tenho acompanhado diariamente os seus relatos e realmente está ficando muito legal a página.
Aqui no Brasil tudo vai bem, com exceção do Galo, do Lula, do Governo, do PT. Parece que nossa economia vai se sair de mais uma. É aquela minha velha teoria de que Graças a Deus os políticos são cada vez mais desnecessários. Você deve ter oportunidade de observar o que a classe política fez pelo povo latinoamericano nesses 513 anos.
Essa semana deu vontade de sair do Brasil, pensei até na Noruega, onde faltam dentistas. O que me segura aqui é a família com certeza, pois sei que Valeska toparia e as crianças são pequenas e conseguiriam se adaptar em outro lugar.
mas, voltando ao assunto, que é a sua viagem, estou com inveja de você e dessa oportunidade que você está sabendo aproveitar. Conhecer outras culturas e descobrir o que temos em comum ou não é realmente fascinante.
Espero que tudo corra bem com você, e que você volte com segurança, pois o Galo vai precisar da gente no ano que vem na série B, hahahahahah.

Um abraço,

Flávio
 
Oi Bruninho, Tudo bem ?
Sou eu de Novo, Ana Paula e estou surpreendida com as últimas novidades, que loucura essa coisa de de armas e tanques, se fosse comigo acho que teria mijado nas calças, por isso que eu falo, viagens não é para qualquer um não, tem que ter muita coragem e determinação.
Estou acompanhando todos os seus documentários desde o início e é empolgante e surpreendente cada capítulo é uma nova emoção, e adoro ler os comentários, são super legais e engraçados.
Bom vou despedir e iremos também para o sítio e quando voltar me comunico com vc de novo.
Beijos, de sua irmã que te ama, e tenha muito cuidado, que Deus te acompanhe.
 
Faaaaaaaaaaaala tio btuno...
joia??
sabe qm eh??
axo q naum neh?
eh a gaby, sua subrinha..
ow sua viagem ta mtu doooooooida...!!
ta mai doida q a minha..hahahahha..
ow c vai volta qnd???
depois c me passa seu msn..
to doida p conta novidades da minha viagem e vc fala da sua + doida..
ow dx eu i pq eu to com mta pressa q vo la na ksa do meu tio ricardo agora.....
*
*
*
B
j
a
s
s
u
s
*
*
*
t amuuuuuuuuuuuuuuu
t doluuuuuuuuuuuuuu
nunk vo t skeçe....
 
E ai Bruno, blz? Maneira a sua viagem, depois queria falar contigo por MSN, eu vi seu blog pelo mochileiros.com e achei bem interesante, tambem quero viajar pela America Central entre dezembro e fevereiro e voce deve ter umas dicas boas de viagem por la. Bom, qualquer coisa meu msn e fernando_fk@yahoo.com.br(parece estranho ser do yahoo mas deu certo)e a gente se fala quando voce tiver no Brasil de novo.
Boa sorte.
 
Você é uma figura mesmo heim? já esta desenvolvendo aquele plano político de espalhar scarpelli's pela América Central? no fututo quem sabe no caso do MERCOSUL emplacar teremos cabos eleitorais sangue do nosso sangue pra todo lado! Continue firme na jornada. Aí, acho que você devia pensar em ser correspondente ou dessas pessoas que viajam o mundo todo para fazer cobertura ou programa cultural ou de entretenimento, tipo globo reporter, pense nisso!
Achei muito legal mesmo, parabéns! Estude a possibilidade de ir a Cuba, velho! abraços seu irmão Luiz.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?